Entre as tecnologias contemporâneas de gestão de ativos,
a MCC - Manutenção Centrada na Confiabilidade (RCM
- Reliability-Centered Maintenance) tem expandido sua
aplicação a praticamente todos os setores industriais, atingindo o
status de prática preferencial não
apenas na indústria aeronáutica, onde se originou, mas também nas indústrias
nuclear e elétrica mundiais. A MCC se distingue por adotar um processo
estruturado de análise e decisão, objetivando a seleção de atividades de
manutenção para qualquer ativo físico.
Para ser efetivo, o método deve ser suportado por um
processo estruturado de documentação, para registro, gestão de conhecimento,
revisão e auditoria, em todas as etapas. Em função da densidade das análises
efetuadas, uma base de dados e um software
especializado em MCC são necessários como suporte ao processo.
Objetivos
Constitui objetivo deste guia apresentar o resultado da
aplicação desta metodologia a transformadores de potência imersos em óleo
isolante. Transformadores a seco não são analisados neste guia, embora muitos
dos modos de falha e soluções aplicados a transformadores imersos em líquidos
isolantes possam ser estendidos a estes equipamentos. A complexidade e
importância dos transformadores em sistemas elétricos, aliado à elevada
capacidade unitária e valor econômico para a indústria elétrica, motivou sua
escolha como projeto piloto. Pretende-se demonstrar e documentar a viabilidade
de aplicação da MCC a equipamentos desta complexidade, com a parceria de
fabricantes, operadores, pesquisadores, consultores, laboratórios e demais
interessados. O método usado adequa-se aos padrões internacionais de MCC da IEC
e SAE, e com os requisitos organizacionais e de documentação das normas ISO
9000.
De maneira geral, o Guia responde às seguintes questões
conhecidas pela cigla 4Q (4W = What,
When, Where, Why) básicas de manutenção:
O Guia não responde a questão sobre como (How
to) realizar a manutenção, uma vez que depende de fatores tecnológicos
específicos das empresas e das atividades selecionadas, tais como infraestrutura
de oficinas, conhecimento, instrumentação e capacitação de pessoal. |
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