Tecnix Engenharia e Arquitetura Ltda.

Curso de Modelagem de Processos de Negócios
Conteúdo

Nivelamento Conceitual 

O que são processos?

·         Conceito

·         Visão sistêmica (fornecedores -> entradas/insumos -> processos/atividades -> regras e políticas -> recursos operacionais -> entregas/saídas -> clientes/partes interessadas)

·         Transversalidade (do foco em funções para o foco em processos)

Como os processos estão presentes nas organizações?

Porque a modelagem e gestão de processos é importante?

 

Modelagem e Gestão de Processos 

Objetivos

Atores e Papéis

·         Gestores funcionais X Líderes de processo

Etapas da Modelagem de Processos 

Contextualizar o Negócio

·         Definição de escopo do processo e identificação dos principais stakeholders

·         Identificação das áreas de negócio envolvidas no processo

·         Desenho do macrofluxo do processo (mostra sua interrelação com os demais processos da organização)

·         Desenho do diagrama de contexto organizacional (mostra como o processo perpassa uma ou mais áreas da Empresa, numa visão esquemática)

 

Entender o Negócio (desenhar o processo atual / diagnóstico – ´as is´)

·         Objetivo do processo

·         Visão sistêmica do processo

·         Fluxograma e narrativa do processo atual

·         Diagnóstico (baseado em técnicas de melhoria de processo, tais como: diagrama de causa e efeito/espinha de peixe, etc.)

 

Renovar e redesenvolver processos (redesenhar o processo melhorado – should be)

·         Redesenho da visão sistêmica, fluxos e narrativas do processo (should be), considerando:

o   Fatores exógenos/externos:

§  Benchmarking e melhores práticas

o   Fatores endógenos/internos:

§  Necessidades de eficientização, racionalização de recursos, redução de custos e/ou elevação de maturidade da Empresa

o   Mitigação de riscos / controles

o   Explicitação das necessidades de automação do novo processo

·         Visão integrada: Modelagem & automação de processos

o   Repasse do novo modelo do processo para analistas de sistemas (se necessária automação)

o   Participação dos analistas de processo na etapa de levantamento de requisitos de sistema

 

Avaliar, controlar e melhorar constantemente processos

·         Concepção de sistemática de avaliação de processos (periodicidade, meios de avaliação e responsáveis)

o   Estabelecimento de instrumentos de controle e indicadores de desempenho

o   Definição de metas de desempenho

o   Melhoria contínua (estabelecimento do ciclo PDCA)

·         Definição/institucionalização do líder do processo

 

Implementar processos

·         Formalização/normatização de processos

o   Elaboração e publicação de instrumentos normativos

·         Elaboração e implantação da GMO (Plano de Gestão de Mudança Organizacional)

o   Identificação de possíveis resistências e atuação preventiva e/ou corretiva

o   Plano de Comunicação (internalização/disseminação)

o   Plano de Capacitação (no novo processo e respectivas ferramentas de suporte)

·         Implantação das ferramentas de suporte ao novo processo

o   Sistemas de informação (quando houver automação)

·         Formulários / templates / manuais técnicos

 

Ferramentas de suporte à modelagem de processos 

A tecnologia apoiando a gestão de processos

·         Modelagem de Sistemas Orientada a Processos - Transformando o Processo should be em Sistemas

Ferramentas de BPMS

O desafio de atuar em uma visão por processos 

Gestão dos processos no dia-a-dia (padronização e conformidade, gestão do desempenho de processos, riscos).

Gestão de Mudança.

Implementação da Melhoria Contínua.

Integração com outras disciplinas de gestão 

Gestão de Pessoas e Competências

Gestão do Conhecimento

Gestão de Riscos

Gestão de Custos

Tecnologia da Informação